terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ECOCARDIOGRAFIA FETAL (por ECOKID)



O SEU MÉDICO RECOMENDOU A REALIZAÇÃO DE UMA ECOCARDIOGRAFIA FETAL
ESTE EXAME PODE LEVANTAR-LHE ALGUMAS DÚVIDAS.

1. O que é uma ecocardiografia fetal?
É um exame que, com a ajuda de ultrassons, permite analisar detalhadamente todos os vasos que chegam e saem do coração e todas as válvulas, permitindo desta forma confirmar com segurança a normalidade do órgão ou detectar malformações cardíacas fetais, quando presentes.
2. A ecocardiografia pode prejudicar o bebê?
Não. Os exames com ultrassons durante a gravidez realizam-se sem perigo há mais de 25 anos e não tem radiação.
3. O exame precisa de algum preparo especial?
Não.
4. Posso ir acompanhada?
Claro. O seu marido ou qualquer familiar é bem vindo. Lembramos entretanto, que os celulares deverão ser desligados por interferirem na concentração da médica. Os acompanhantes também deverão manter-se em silêncio. A ecocardiografia fetal analisa um órgão que mede entre 1 a 4 cm, sendo necessário muita atenção!
5. Quem faz a ecocardiografia?
A médica cardiologista pediátrica que se especializou em ecocardiografia de crianças e fetos. A presença de algum assistente médico poderá ocorrer.
6. Todos os bebês fazem a ecocardiografia fetal?
Infelizmente não. Alguns médicos já solicitam este exame como rotina, complementando o ultrassom morfológico. A maioria solicita o exame apenas em situações como diabetes na gravidez, gravidez anterior com filho cardiopata, translucência nucal aumentada, idade materna avançada, suspeita de malformação cardíaca ou outra malformação durante a presente gravidez.
7. O exame causa ansiedade ou medo?
Não. As grávidas podem sentir-se impressionadas pelo silêncio no princípio do exame, pois este é o momento em que o médico tem que se concentrar para fazer um exame minucioso.
8. Como é feito o exame?
Depois de entrar na sala de ecocardiografia. Você vai deitar-se para o exame. A médica vai “passear” suavemente com a sonda na sua barriga e aparecerá a imagem do coração do bebê na tela da televisão. Todo o exame durará entre 15 e 60 minutos, dependendo da posição do bebê e outros problemas que surjam.
9. Quando é que vou saber o resultado?
Logo que termina o exame falarei com você, comunicando o resultado normal. O resultado será liberado após o exame.
Se encontrar alguma alteração, você será imediatamente informada. Entretanto, como a interpretação do resultado não faz parte do exame, neste caso, seria aconselhável que você concordasse com uma consulta de aconselhamento, onde terei tempo de explicar a situação, estimar a gravidade e apresentar as opções de tratamento. Aproveite para colocar questões, sobretudo se está ansiosa. Ao término da consulta, o seu médico será contactado.
10. É preciso mais de um exame?
Pode ser pedido para voltar: quer porque a ecocardiografia foi feita cedo demais em relação ao que queremos observar, quer porque a posição do bebê não permitiu um exame rigoroso.
11. A ecocardiografia detecta todos os problemas cardíacos?
A ecocardiografia consegue detectar a maioria dos problemas, mas há algumas anomalias que só se diagnosticam quando o bebê nasce. No entanto, estas não irão interferir na sobrevida do bebê, nem no evoluir da gravidez.
12. O bebê vai ser todo observado?
Não. A ecocardiografia fetal não é um ultrassom de todo o bebê, mas sim um “morfológico do coração” profundo e detalhado,onde toda a tela é tomada pela imagem cardíaca. A demonstração do rosto do bebê e o cálculo do peso fetal não fazem parte deste exame.



Fonte: < http://www.ecokid.com.br/destaque_full.php?d=1 >


Um comentário:

  1. O médico Cardiologista realiza os exames e os testes físicos. Solicita os exames laboratoriais e analisa o resultado dos mesmos.

    ResponderExcluir